O Método de Yoga adotado pelo Studio
 
Quando falamos de Yoga estamos nos referindo a uma multiplicidade de caminhos e tendências dotado de estruturas teóricas, contrastantes e às vezes até divergentes entre si. Sua meta, porém, é a mesma em todas as variações: o estado de libertação que em sânscrito é definido como: moksha ou samadhi (“grande concentração”). No decorrer de muitos séculos, o Yoga deu origem a um conjunto imenso de práticas e explicações sobre elas, o legado Yogui era então passado de mestre a discípulo por transmissão oral. Com o passar do tempo essas práticas foram se modificando, algumas foram descartadas, outras incluídas e muitas modificadas. Hoje existem varias linhas de Yoga, cada uma delas irá atender ao praticante de acordo com suas necessidades pessoais e fases da vida. Em geral, são compostas por uma seqüência de técnicas cujas razões e formas de execução variam de escola para escola, de acordo com a modalidade e didática do professor. São vários caminhos em busca do mesmo ideal, preparar o praticante para a meditação oferecendo-lhe condições para alcançar essa meta. O trabalho do Studio Padma se baseia nos ensinamentos práticos, teóricos e filosóficos do Hatha Yoga,  um sistema técnico que se entremeia e interpenetra as outras formas de yoga e vai muito além dos aspectos visíveis, como os exercícios de alongamento, força e flexibilidade mais conhecidos e populares. 
 
O Hatha Yoga
 
Todo método de Yoga que utiliza posições físicas variadas é Hatha Yoga, antes dele as posições físicas não eram utilizadas já que o corpo era considerado um obstáculo à evolução da consciência.  Hatha Yoga é um método de Yoga que tem suas origens na Índia antiga, mas que ganhou muita força no período medieval (séculos IX a XVI). Este sistema almeja o despertar da energia psíquica (Kundaliní) através do esforço físico extremo, seu significado é ´´Yoga Vigoroso“.  Surgiu do movimento tântrico, que destruiu o conceito materialista do corpo e o percebeu como um processo fluídico energético, intimamente ligado a um todo maior e vibrante. Assim, o corpo passou a ser percebido como um veículo de autoconhecimento e evolução. Tem o mesmo intuito dos outros tipos autênticos de Yoga: transcender a consciência e realizar o ´´si mesmo“ mas, para isso, o caminho a ser seguido é baseado no desenvolvimento do potencial, saúde e vitalidade do corpo, por essa razão, da muita importância a prática das posturas (ásana) e aos exercícios respiratórios para expansão da força vital (pranayama), assim como as técnicas de purificações (Satkarma).
É tradicionalmente uma prática forte, dinâmica bastante completa com variações adequadas tanto para iniciantes quanto para alunos mais avançados. Normalmente há uma grande variedade de posturas de uma aula para outra com poucos movimentos repetitivos e mais tempo de permanência nas posições. A maneira e ordem de execução das técnicas seguem uma característica típica do método que orienta o desenvolvimento do corpo físico denso para o mais sutil, ou seja, das posturas psicofísicas para a meditação. 

Localização

Av. Cristóvão Colombo, 519
sala 201 - Savassi - BH/MG
 
(31) 9 9136-1021
studiopadma@gmail.com